segunda-feira, 4 de março de 2013

Rapidinhas

Li algumas notícias nos sites esportivos que são interessantes.

Site: globoesporte.com

Essa lista que é divulgada todo ano coloca o Corinthians e São Paulo entre os melhores times do mundo. Eles usam um critério de pontuação de acordo com os campeonatos disputados e contam com os resultados das equipes desde 2001. O Corinthians, atual campeão Mundial e da Libertadores subiu para a quarta colocação, ficando a frente inclusive do Barcelona, que nesse último ano não obteve grandes conquistas. Já o São Paulo subiu para a décima colocação devido o título da Copa Sulamericana no ano passado. O líder é o Chelsea que conquistou a última Liga dos Campeões e perdeu para o Corinthians na final do Mundial. Levando em conta que só contam pontos depois de 2001 pode até ser justa essa lista, mas com certeza muitos clubes que conquistaram diversos títulos internacionais antes disso acabam sendo prejudicados. Essa lista não muda muito a vida dos clubes, serve só como curiosidade para os torcedores e ajudam um pouco para a visibilidade internacional deles.

Site: foxsports.com.br

Real Madrid e Manchester United farão essa semana a segunda partida pelas oitavas de final da Liga dos Campeões e o técnico do Manchester, Alex Ferguson, deu uma declaração meio polêmica. Ele afirmou que o Cristiano Ronaldo é mais completo que o nosso Ronaldo "Fenômeno". Foi o próprio Ferguson que trouxe o CR7 para o Manchester, é meio que o xodó dele. E o CR7 sempre declara sua gratidão ao ex-treinador e ex-clube, afinal lá na Inglaterra ele conquistou muitos títulos pessoais e com o clube. Ele até já declarou o desejo de voltar a jogar pelo Manchester. Agora, a declaração do Ferguson pra mim é absurda. O CR7 com certeza é um dos grandes jogadores do futebol mundial e já entrou pra história do futebol também. É goleador, tem um ótimo preparo físico, dificilmente se machuca, mas mesmo assim não consigo ver como comparar os dois. Igual comparar o CR7 com o Messi, não tem como. O CR7 é um excelente jogador e ponto. Messi, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Romário, Maradona, entre outros, além de serem excelentes jogadores são gênios, capazes de protagonizarem jogadas brilhantes, lances impensáveis, mágicos. Respeito muito o futebol do CR7 e reconheço seu potencial mas ele nunca chegará próximo do R9, é só comparar o grau de dificuldade das jogadas dele pra se ter uma ideia da diferença de qualidade. Fora isso, o Ronaldo foi eleito 3 vezes o melhor jogador do mundo, duas vezes campeão do Mundo pela seleção brasileira, sendo em uma delas artilheiro, é o maior artilheiro da história de todas as copas isso sem contar que sofreu duas sérias contusões em sua carreira, onde muitos acreditavam que ele não voltaria a jogar, e ele sempre deu a volta por cima. Segue dois vídeos que eu achei bacana sobre o R9:


Site: globoesporte.com

Essa matéria mostra o quanto nós, brasileiros, estamos distantes em relação a negócios do futebol. O Brasil, apesar de ser o país do futebol, não consegue usufruir disso para o seu próprio bem e lucrar tanto quanto outros países lucram. Hoje em dia alguns clubes grandes já estão procurando melhorar seus negócios no mercado esportivo e buscando maiores oportunidades. Mas com certeza muito longe da realidade européia, isso porque as nossas federações e a própria CBF ainda não faz isso, porque com certeza os nossos campeonatos são tão atrativos quanto os outros mas mesmo assim a nossa visibilidade é muito pequena no exterior, o que dificulta o crescimento do mercado aqui. Espero que os clubes continuem brigando por isso, se organizando cada vez mais e buscando essa ampliação.

Site: espn.com.br

Mais uma grande diferença deles para nós. A Alemanha, com o Borussia, mostra que não precisa baratear ou aumentar os valores dos ingressos para melhorar seu público. Nós, aqui no Brasil, estamos vivendo uma polêmica em relação a isso, porque muitos clubes estão aumentando os valores dos ingressos para as partidas mas nem sempre conseguem retorno. Isso porque falta o básico por aqui, que é estrutura para receber o público. Não há segurança, banheiros decentes, lanchonetes, transportes, nada de infraestrutura para o conforto dos torcedores. Essa é a grande diferença para a Europa. Além disso, os clubes insistem em "parcerias" com torcidas organizadas, que só afastam o publico dos estádios porque ninguém quer correr o risco de não voltar vivo pra casa. Não acredito que aumentar o valor dos ingressos melhore a média de público. Acredito sim em melhorar as condições dos estádios, transportes públicos e estacionamentos para aí sim mostrar conforto e segurança para que o público passe a frequentar os jogos novamente. Enquanto isso não acontecer e os vândalos e marginais frequentarem os estádios, continuaremos vendo essa baixa média de público no futebol brasileiro. Há muitas coisas que podemos "copiar" dos europeus e adaptar para nossa realidade. Com certeza temos condições de alcançar o mesmo status deles, afinal aqui nós respiramos futebol, vivemos futebol e por isso somos o país do futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário