terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Corinthians

A Conmebol acabou de recusar a apelação do Corinthians referente aos jogos com portões fechados. Com isso, a torcida corintiana não poderá comparecer ao estádio tanto nos jogos em casa como nos jogos fora de casa durante 60 dias, até que se julgue o caso. A decisão foi tomada pela entidade depois do incidente ocorrido na Bolívia que causou a morte de um garoto de 14 anos, atingido por um sinalizador. Os torcedores detidos na Bolívia continuarão lá até o fim da investigação, mesmo depois de uma garoto de 17 anos, membro da Gaviões da Fiel, ter se entregado aqui no Brasil, dizendo ser o autor do disparo do sinalizador.
Existem muitas coisas sem sentido e sem explicações claras nesse caso. Não temos como saber se os presos na Bolívia são culpados até que se termine a investigação, mas pra eles estarem lá até agora, alguma relação com o que aconteceu eles tem. Afinal eles foram pegos com sinalizadores nas mochilas, com a mesma numeração do que acertou o garoto. E ainda sim a Gaviões da Fiel se pronunciou dizendo que não sabia dos artefatos. Sendo que ali tem até mesmo membro da diretoria da torcida.
O garoto que se entregou aqui no Brasil, é menor de idade e só estuda, não trabalha e é de uma família humilde. Como que ele comprou os sinalizadores sozinho? Com que dinheiro ele foi para a Bolívia, porque além do ingresso, foram três dias de viagem de ônibus, comendo e bebendo, na ida e na volta. Quem pagou por isso? E mais, é impressionante um presidente de clube brasileiro dizer que não tem nada a ver com as torcidas organizadas. Torcida organizada vive do que? Dos sócios? Da venda de camisetas e agasalhos da torcida? E aí elas conseguem comprar todos os ingressos para a sua torcida e custear viagens e hospedagens para jogos fora da cidade? Porque não digo todos, mas a grande maioria desses torcedores que viajam atrás do clube não fazem outra coisa além disso, principalmente aqueles que vão em jogos durante a semana. Ou será que todos trabalham e ou são donos de empresas ou tiram férias quase toda a semana? Pouco provável, e sendo assim, de algum lugar vem esse dinheiro para ter a torcida em todos os jogos do time.
Em relação a punição, eu acho justo jogar com portões fechados, afinal o time do Corinthians não pode ser punido, eles não fizeram nada. Os culpados são os torcedores que causaram o incidente. E mais, a punição justa, de uma entidade séria, seria até o final do campeonato sem torcida nos jogos. E assim deveria ser para todas as equipes e torcidas em qualquer campeonato em que ocorressem atos semelhantes. Um exemplo seria a torcida do Santos no jogo contra o São Paulo, que atirou moedas no Paulo Henrique Ganso. Não é o estádio que tem que ser punido nesse caso e sim a torcida. O Santos foi punido e terá que jogar uma partida fora da Vila Belmiro. Mas além da punição à torcida corintiana, o estádio em Oruro também deveria ser excluido da competição, por não demonstrar as mínimas condições de segurança para os torcedores e atletas durante a partida.
Essas punições severas precisam começar a acontecer para que sirvam de exemplo e modelo. Assim, quem sabe não melhoram as condições de segurança nos estádios sul americanos e consequentemente melhorar o público presente? Porque fatos como esse só fazem com que os torcedores "comuns", que são aqueles com poder aquisitivo para comprar ingressos, materiais esportivos do clube e etc, ou seja, que de alguma forma contribuem para o crescimento do clube, se afastem do futebol. Ter as torcidas organizadas nos estádios não significa nada para o clube, ou melhor, significa gastos, já que eles não compram ingressos e muitas vezes causam confusões como essa em Oruro, que só irão prejudicar o Corinthians pois perderá a renda desses jogos.
Essa é só uma opinião sobre o caso mas principalmente sobre comportamentos de torcedores e clubes em relação a isso. Nada contra o Corinthians, porque isso acontece com a maioria  dos times brasileiros e todos nós sabemos.

Comunicado oficial do Corinthians: http://www.corinthians.com.br/site/noticias/ver/?id=18121

Imagem: Marcos Ribolli

8 comentários:

  1. Concordo plenamente!!!!!
    Acho justa a punição dada à torcida!! Afinal, tenho certeza de que muitos viram o rapaz com o artefato sabidamente proibido e nada fizeram!!!
    Sei que a atitude de alguns não pode manchar uma torcida inteira, mas acho que com esse tipo de penalidade, provavelmente os próprios torcedores, que vão aos jogos afim de apoiar seu time, vão se encarregar de impedir que vândalos e marginais irresponsaveis cometam qualquer tipo de atitude que venha a manchar o verdadeiro espírito do futebol!!!!
    Plagiando minha amiga Carol Cotrim: "Parabéns Corinthians, pela conquista de mais um rótulo taxativo vergonhoso."

    ResponderExcluir
  2. Fazendo um "adendo" ao comentário acima... Infelizmente a imprensa (comprada), juntamente com o marketing do clube está transformando esse ato de vandalismo e bandidagem em mais pontos para a dita "paixão de loucos pelo time"! O pior que a maioria dos seus torcedores vão contra a justiça. Sendo corinthiano, são-paulino, palmeirense, etc, a vida de um ser humano é maior que qualquer amor pelo clube ou pelo esporte! Nada justifica uma morte em momento que deveria ser divertido, e sim, se tiver que punir uma torcida ou o clube inteiro para fazer os demais entenderem isso, é válido com certeza! AMOR PELO TIME É UMA COISA, INSANIDADE É OUTRA!

    ResponderExcluir
  3. Nunca fui a favor de ver uma multidão "pagando o pato" pela atitude de um único indivíduo. Quem cometeu o crime tem que pagar, não o amigo do lado. Mas essa é a regra que se aplica pra clubes de futebol. Então não tem o que reclamar! E não é só no Brasil. A Inter vai pagar R$150 mil de multa porque alguns torcedores ofenderam de forma rascista o Balotelli. Ninguém da Inter apoiou ou incentivou, mas vao pagar! Palhaçada é querer tratamento diferenciado e tentar mudar o foco da conversa jogando 100% da culpa no estádio tem que ter segurança o suficiente. Não que não tenha pq isso é óbvio, mas é engraçado ouvir isso do time que banca a viagem de um bando de marginal desempregado levando itens proibidos. Óbvio que um dia ia dar M*@%^! Agora tem que cumprir sim, pq se fosse com qualquer adversário do CUrintia, eles estariam apoiando a pena.

    Apenas um complemento... interessante ver no site da uol o advogado do garoto que morreu dizendo que os 12 corinthianos já teriam sido liberados se conseguissem comprovar residencia ou emprego fixo no Brasil. Tipo... piada pronta.

    ResponderExcluir
  4. Aos amigos Corinthianos, primeiro chupa e vai assistir o jogo dentro de casa... Segundo, tenho 10 ingressos de camarote vip da Boate Kiss, quero ver ascender um sinalizador lá dentro

    ResponderExcluir
  5. Contratada a banda Gurizada Fandangueira pra fazer o aniversário do Deived Colina!!
    Bambi dos infernooooooooooooooooooooooooooooooooooossssssssssss

    ResponderExcluir
  6. Agora sério...o justo é punir a entidade que abriga um lixo desses. (Torcida organizada)
    O clube não pode ser punido já que nem mandante era.

    ResponderExcluir
  7. Sidney Junior, eu nem sei quem é você, mas quero que você se dane... Seu babava e bobalhão

    ResponderExcluir
  8. Ouvi em alguns programas esportivos a necessidade de o "torcedor de bem" ajudar a fiscalizar os marginais, com intuito de evitar punições futuras. Ai, está você com o seu filho, assistindo ao jogo no estádio e um grupo começa a soltar um sinalizador. Você, no seu momento de super herói e acima de tudo CIDADÃO DO BEM, vai a polícia e aponta quem eram os delinquentes. Pura utopia, né?!
    Tenho certeza de que se o ocorrido fosse no Pacaembú, onde um torcedor boliviano tivesse soltado um sinalizador semelhante e matado um torcedor Corinthiano, que da mesma forma, a punição seria ao time brasileiro, ai com a justificativa de que a fiscalização é do time da casa.
    Não quero desmerecer uma vida que foi perdida e realmente é triste ver isso acontecer no futebol, mas o que precisa ser feito, é acabar com as torcidas organizadas e fazer o registro do torcedor. Desconheço, a Instituição Corinthians bancar a viagem. Talvez possa haver algum subsídio no preço dos ingressos, etc, mas isso também não é exclusividade do Corinthians. Desocupados existem nas torcidas de todos os times e os tratamentos são equivalentes.
    Tem que responsabilizar os culpados como Conmebol, por permitir um jogo numa localidade precária dessa, polícia boliviana, que não efetuou revista adequada e principalmente o torcedor que soltou o sinalizador.
    As autoridades precisam começar a pagar por irresponsabilidades para que as coisas comecem a melhorar. Exemplo disso são as pessoas que permitiram alvará na boate Kiss. Só o proprietário é culpado??? Não o corrupto e o corruptivo são, e da mesma forma.
    Thiago Leo

    ResponderExcluir