Brasil x Chile - Tá feia coisa...
A Seleção Brasileira recebeu o Chile ontem no Mineirão e somente empatou em 2 a 2. O jogo foi o primeiro evento teste da FIFA para a Copa das Confederações e Copa do Mundo. Estive no Mineirão e gostei muito do que vi. A polícia e a organização do jogo fecharam para veículos as ruas no entorno do estádio para facilitar o trânsito do público. E isso ajuda muito porque evita tumultos na porta do estádio já que só pessoas com ingresso podiam entrar. Além disso, vi vários voluntários auxiliando o público e orientando as entradas da torcida. Existe um problema de estacionamento e transporte público em Belo Horizonte porque o trânsito está congestionado e as pessoas tiveram dificuldades para chegar até a região, já que nem táxi suficiente tinha. Outro problema é o número pequeno de hotéis a disposição e em condições de receber um grande número de turistas. Voltando ao Mineirão, a entrada foi tranquila e o estádio está muito bonito, bem sinalizado e organizado. Impressiona e não fica para trás de muitos estádios no exterior. O que falta mesmo é o acabamento final em todas as áreas para deixar mais bonito e melhorar o serviço de restaurantes. Falta restaurantes dentro da Arena e os que tem não são dignos para cobrir eventos como a Copa. Dentro do estádio, a segurança, imprensa, telões, sistema de som, placas de publicidade, enfim, tudo funcionou bem e organizado. Fiquei contente com o que vi e passo a acreditar mesmo que temos condições de sediar grandes jogos e construir grandes arenas.
Agora em relação ao jogo, a partida foi o que eu já esperava, fraca. Um time sem treinar, sem jogar junto, parece um "catadão", e aí deu no que deu. Falta de entrosamento, sem movimentação, sem criatividade e jogando sob pressão. Eu acredito muito na seleção, sempre acreditei, mesmo com técnicos horríveis no comando. Porque eu acho que com os jogadores que tem, um mínimo de treino e entrosamento já torna a seleção perigosa para os adversários. E outra, muitas seleções ainda jogam na defesa contra o Brasil, caso do Chile ontem, e isso expõe muito a defesa brasileira a contra ataques. Exatamente o que aconteceu no jogo. Por pouco o Brasil não sai com a derrota. Mas como evento teste a partida valeu, agora como amistoso, só valeu para o Felipão ver que alguns devem ser excluídos de qualquer lista e que ele precisa urgente pensar em um esquema tático para esse time. Ontem o Brasil saiu perdendo com gol de González. Empatou em uma cobrança de escanteio de Neymar que o Réver marcou de cabeça. Fez o gol da virada com Neymar após bela troca de passes da seleção, golaço. E o empate chileno veio de um lindo chute de Vargas de fora da área. Esse foi o último amistoso da seleção antes da convocação final para a Copa das Confederações. E fica uma dúvida na cabeça dos torcedores, será que esse time vai jogar pra vencer?
#RumoaoHexa
Pitacos: Jean lateral direito, sério mesmo Felipão? Ronaldinho Gaúcho, se a dúvida é entre ele e o Kaká, não foi ontem que foi resolvido porque não fez nada, nada mesmo. Pra mim, os dois deveriam ser convocados. Neymar, foi vaiado ontem mas não acho que ele se escondeu e que foi mal, a bola simplesmente não chegava e além disso quando pegava na bola sofria falta. Leandro Damião, definitivamente não dá, falta técnica pra ele, é esforçado mas pra ser da seleção é preciso muito mais que isso. Felipão, bom trabalho pra você porque será difícil...
Imagem: AP
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBom saber da organização do "Novo Mineirão"...!
ResponderExcluirQuanto ao jogo, achei lastimável.
Time sem movimentação, laterais que não apoiaram e tomaram bola nas costas o jogo todo.
Jádson e Ronaldinho Gaúcho, para o futebol moderno, não se encaixam.
Se analisarmos o sucesso do Ronaldinho no Atlético, é porque o time inteiro tem muita movimentação, e ele faz a bola correr.
Para isso, faltam pontas e laterais que apoiam.
Quanto o Neymar pegava na bola, sempre tinha 2 atletas junto a ele. NUNCA o André Santos passou para uma tabela. Conclusão: ou errava o drible, e quando acertava, falta, sem cartão.
Minha análise abaixo:
DIEGO CAVALIERI - 6
Fez uma ótima defesa no primeiro tempo.
JEAN - 4,5
Como disse, bola nas costas e poucos avanços.
A nota só não foi mais baixa por criar uma ótima chance de gol.
DEDÉ - 4
Assustador. Apesar de confiante, parecia totalmente fora de ritmo. Errava o tempo de bola e passes muitas vezes.
RÉVER - 5
Apesar de ter feito um bom jogo, é o típico de zagueiro que me incomoda. Lança toda hora, quer sair driblando na defesa e por duas vezes colocou o André Santos no fogo.
ANDRÉ SANTOS - 4
Até marcou razoável, mas aquele André Santos do Corinthians vocês podem esquecer.
Para isso, ele precisa de um esquema que privilegie seu estilo de jogo, que é de tabelas com os pontas.
RALF - 5
Disposição não faltou, mas senti o Ralf muito perdido na marcação. Acredito que o pessoal da frente abafou muito pouco, e sobrecarregou a defesa.
PAULINHO - 5,5
Foi raçudo e fez boas jogadas. Porém falta entrosamento para saber quando sobe e quando fica.
JÁDSON - 5
Muito sumido, mas fez um ótimo passe no lance do gol. Apesar de ser talentoso, me assusta vê-lo como titular.
RONALDINHO GAÚCHO - 4
COmo disse, precisa de um time com movimentação.
Dessa forma, é melhor nem escalá-lo, pois vai dar raiva.
Não entendi porque não cobrou escanteios no jogo.
NEYMAR - 6
Apesar de não ter o brilho de antes, foi decisivo nos dois gols, cobrando o escanteio na cabeça de Réver e fazendo o segundo.
Com tantos jogadores lentos, fica fácil anulá-lo.
LEANDRO DAMIÃO - 5
Só não vou dar nota mais baixa, porque no primeiro tempo parecia o único que estava levando o jogo a sério. Porém, quando depende da técnica...
ALEXANDRE PATO - 6
Apesar de errar lances bobos, foi decisivo e solidário no primeiro gol. Dá uma esperança de tabela, por ser Bem mais talentoso que Damião.
MARCOS ROCHA - 4,5
Entrou muito afobado e desesperado para mostrar seu futebol. Acabou errando muito.
HENRIQUE - 5,0
Gosto do jeito sério e firme do jogador, mas entrou muito pilhado e acabou cometendo falhas bobas.
FERNANDO - 5,0
Razoável, porém muito jovem. Não sei o quanto é uma boa aposta.
OSVALDO - 6
Muita disposição e velocidade, mas sinto muita falta de técnica. Com o jeito afobado de jogar, costuma arriscar 5 pra acertar 1, e na seleção, isso é complicado.
FELIPÃO - 3,0
Sei que houve pouco tempo pra treinar. Sei também que é complicado não poder escalar os que jogam na gringa.
Mas os laterais não subirem, dois meias criativos com um time sem movimentação me fazem me sentir melhor com minhas críticas.
TORCIDA DO MINEIRÃO - 0,0
Essa é a nota. O torcedor pode fazer o que quiser, mas me assusta aos 15 minutos ver a torcida xingando em massa nossos jogadores.
Aquela paixão cega de achar que sempre seremos os melhores me assusta. O estrelismo de uma torcida sem brio, com poucos gritos marcantes...
Como pode uma seleção com tanta tradição, com torcidas tão fantásticas formarem uma torcida canarinho tão esnobe?
Abraços,
Dan