Corinthians x Boca Juniors - Apito amigo?!
O Corinthians recebeu o Boca no Pacaembu e empatou em 1 a 1, ficando fora da próxima fase da Libertadores. A arbitragem colaborou para o placar e causou muita insatisfação por parte dos corintianos.
Seria ridículo falar desse jogo e não comentar sobre a péssima arbitragem que influenciou diretamente no resultado final. Só que ainda sim vale lembrar que o Corinthians só provou daquilo que diversos clubes já passaram, o apito amigo. Quantas vezes o Corinthians foi beneficiado por arbitragem? Diversas e mais ainda nos últimos anos. E dizer que ontem teve "algo" por trás do que aconteceu é mais um absurdo. Comentei sobre outros jogos que assisti da Libertadores, e não foi pela TV, foi no campo, quem me conhece sabe que estive em todos os jogos dos times paulistas no estádio, e falei exatamente sobre a péssima arbitragem contra os clubes brasileiros. Vale lembrar que o Luis Fabiano ficou suspenso 4 jogos porque reclamou no final de uma partida, sendo que teve pancadaria em outros jogos e nada aconteceu. E mais, se tem um clube, que nos últimos anos adquiriu força política na Conmebol, CBF e Mídia, suficientes para não ter esse tipo de problema, é o Corinthians. Então, ele só provou do veneno que diversos clubes já provaram como Portuguesa e Internacional. Acho péssimo para o futebol uma partida como a de ontem ter sido influenciada por erros de arbitragem, mas enquanto não profissionalizarem, isso continuará acontecendo. E não é só um problema brasileiro ou sul-americano, é mundial.
Agora falando do jogo, o Corinthians teve muita dificuldade para jogar desde o início. O time do Boca é fraco e limitado, mas o treinador Carlos Bianchi sabe muito bem montar um time "copeiro", não é a toa que já venceu o torneio 4 vezes. Eles jogaram marcando muito forte e em cima do time corintiano, não dando espaços e segurando a bola quando tinham chance. Assim, levando a partida do jeito que eles queriam, os argentinos chegaram ao gol no final do primeiro tempo com Riquelme, que aliás, mesmo lento, fora de forma, é outro que sabe jogar a competição e joga muito. O chute foi preciso e pra mim ele quis chutar no gol, e o Cássio estava adiantado.
No segundo tempo o Corinthians voltou com tudo pra cima do Boca e conseguiu o gol de empate. Parecia que iria virar rapidamente mas o jogo voltou ao mesmo cenário do primeiro tempo, o Corinthians tentando pressionar o Boca, e este se defendendo muito bem. Só um lance que estão reclamando de gol anulado que acho que só quem viu pela Globo não entendeu o que o juiz deu. Não foi impedimento o lance com o Guerreiro, foi falta no goleiro, e com certeza foi mesmo, ele encosta no goleiro do Boca que acaba tendo dificuldade para tirá-la da área. Mas a Globo (e não só ela, mas também a Band) deixaram o jornalismo esportivo de lado e viraram torcedoras do Corinthians, como foram a anos atrás do Flamengo. E outro lance que estão reclamando e pra mim não teve erro foi o pênalti no Sheik. Todos sabem que ele se joga direto pra cavar, e ontem mesmo fez isso em outros lances, e naquele fez de novo. Quem já jogou futebol sabe muito bem que aquilo não foi um empurrão e que ele já estava se jogando antes disso.
Enfim, não seria fácil, como muitos torcedores corintianos achavam, ganhar do Boca e se classificar. Uma pena a arbitragem ter influenciado nesse resultado. O Corinthians está eliminado e jogará domingo contra o Santos pela final do Paulista. Já o Boca passa de fase e pegará o Newell's nas quartas-de-final.
Pitacos: Romarinho, não dá pra ser titular sendo que no banco tem o Pato. Pato, que furada. Cássio "quexada", mais uma boa atuação dele, o "gigante" tomou bola nas costas, e em outro lance quase engole um frango pior que do Bruno na terça. Paulinho, não é a toa que foi convocado para a Copa das Confederações, o único que manteve o nível e jogou bem. Alessandro e Fábio Santos, duas vergonhas de laterais. Riquelme, mesmo "morto" fez a diferença. Torcida do Corinthians, não se achem a melhor torcida de todas porque gritaram até o fim, porque eu estava presente em jogos de outros times e vi a mesma reação após as eliminações, são todas iguais, todas movidas por torcedores apaixonados por seus clubes. E sim, todas são movidas por vitórias, ou vocês já se esqueceram do papelão que fizeram contra o River e o Tolima?! Carlos Amarilla, para os adversários ele foi perfeito, para o futebol, péssimo, já deveria ter aposentado faz tempo, não é de hoje que ele prejudica times brasileiros na Libertadores.
Imagem: Marcos Ribolli